São José do Rio Claro (MT), 25 de junho de 2021 - 01:12

? ºC São José do Rio Claro - MT

Geral

01/06/2021 17:00

Com colapso, cidade de MT fecha tudo por 5 dias

O prefeito de Itanhangá, Edu Laudi Pascoski (PL), endureceu medidas de combate a covid-19 na cidade. O decreto 093/2021, publicado nesta terça-feira (1º), limita a circulação de pessoas e proíbe eventos pelos próximos dias.

O sistema de saúde da cidade está em colapso, servidores da saúde estão doentes, os que estão em atividade cumprem o trabalho de forma sobrecarregada, não há mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes covid-19 na cidade. O prefeito afirma que hospitais regionais que recebem doentes da cidade também já não têm mais leitos.

 “Os médicos estão nos solicitando. Estão desgastados, há mais de 100 atendimento diários nas unidades, na sua maioria relacionados à covid. Nossas equipes de saúde não conseguem mais atender devido ao desgaste. Não tem profissionais na cidade para a gente contratar. São atitudes que temos que tomar, pedidos que a população possa nos ajudar, mantendo o isolamento quase que total nesses dias para que esse vírus desapareça”, explica o prefeito.

A cidade tem dois Postos de Saúde da Família (PSF) e um pronto-socorro.

Segundo o documento, as medidas valem entre 2 e 7 de junho e serão reavaliadas ao fim do período. É estabelecido toque de recolher entre 21h e 5h e quem for pego circulando fora do horário poderá pagar multa de R$ 500, exceto servidores de serviços essenciais ou que comprovem a urgência as saída. Comércios que abrirem fora do horário serão multados em R$ 10 mil e pode ter alvará suspenso.

Mercados e padarias poderão funcionar das 6h às 18h limitando o acesso a uma pessoa por família. Os supermercados podem manter apenas 10 clientes por vez no interior da loja e as padarias 5. Restaurantes e lanchonetes poderão atender ao público das 6h às 14h no regime e entregas. Das 14 às 21h os produtos devem ser retirados no local.

Postos de combustível devem funcionar somente para abastecimento. Clínicas odontológicas e veterinárias irão atender só emergências. Empresas hoteleiras devem restringir hospedes a 50% da lotação. Oficinas mecânicas irão atender com plantão e agendamento.

Igrejas e templos religiosos estão com atividades suspensas e devem se manter fechadas. Serviços públicos essenciais terão trabalhadores com número limitado para atendimento à população. Setor administrativo irá trabalhar de forma remota.

Instituições de ensino terão aulas somente online e agências bancárias terão que limitar acesso de clientes.


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo