São José do Rio Claro (MT), 31 de julho de 2021 - 21:47

? ºC São José do Rio Claro - MT

Diamantino

05/05/2014 09:53

Traçado da Ferronorte deve ter túnel e terminal de cargas em Diamantino e Sinop

  O futuro traçado da Ferronorte (Ferrovia Senador Vicente Vuolo) entre Cuiabá e Santarém, passando pelo município de Sinop, deve ter terminal de cargas em Diamantino (130 KM de Cuiabá). A alternativa está sendo analisada pela Valec, estatal federal responsável pelas estradas de ferro do país. O tema foi discutido esta semana em Brasília.

  De acordo com o presidente do Fórum Pró-Ferrovia de Cuiabá, Francisco Vuolo, está em fase de finalização o projeto para definir o traçado da ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá e entre a capital a Santarém (PA).

“Uma das alternativas, é que se aproxime de Diamantino, estrategicamente. Pensamos em no Alto Paraguai. Seria um salto fantástico. Lá já há frigoríficos e agroindústrias. O traçado também beneficia o escoamento das jazidas de cimento e calcário”, afirmou.Ele acrescenta que para o trecho entre Sinop e o município de SantaréM, em função do relevo e de obstáculos ambientais, áreas militares e indígenas, as alternativas ainda são muito limitadas.

“Da capital até Sinop já há desenhos de traçado em fase de detalhamento. De Sinop pra cima, o projeto vai merecer detalhamento maior. Isto está passando por estudo mais e deve e envolver o governo do Pará. Uma vez conclusos os estudos, ANTT definirá o modelo de concessão, se dividida, quais trechos, quantos processo”, explicou.

  De acordo com o ex-secretário estadual de Logística Intermodal de Transportes, estudos apontam quatro alternativaspara a chegada das composições até Cuiabá.

“O traçado terá desviar do sobre e desce do revelo. A inclinação não pode ser superior a 1% e a curvatura máxima será de 600 metros para alcançarmos velocidade padrão entre 80 e 100 km hora. A ferrovia deve chegar à região sul de Cuiabá, próximo ao distrito industrial. Está sendo analisado o contorno da reserva indígena Teresa Cristina. Deverá ter um pequeno túnel em uma parte da ferrovia. Todas as alternativas estão sendo analisadas”, comentou.

  Já a possibilidade de transporte de passageiros entre Rondonópolis e Cuiabá vai depender da definição do traçado para as cargas.

“O transporte de passageiros será um incremento a mais. Poderemos então definir as vagas para restaurantes, a questão turística e os benefícios sociais, já que o cidadão poderá futuramente deixar o carro para fazer o trajeto de trem, que é mais seguro”, ponderou.

por: agro olhar 


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo