São José do Rio Claro (MT), 16 de janeiro de 2021 - 12:19

? ºC São José do Rio Claro - MT

São José do Rio Claro

14/01/2021 12:00

Balanço 2020: PROCON de São José do Rio Claro

Maria Aparecida Santiago coordenadora do Procon de São José do Rio Claro/MT, com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), registrou no ano de 2020 o total e 1.375 reclamações. Destas reclamações, 1.143 foram resolvidas em atendimento preliminar, ou seja, o problema apresentado pelo consumidor é resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo.

Também foram registrados 24 atendimentos “Simples Consulta”, e 18 “Extra Procon”, que consistem em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

 Foram registrados também 154 CIP (Carta de Informação Preliminar) as quais dão ao Fornecedor a chance de se defender e atender as solicitações dos consumidores de uma forma amigável. Foram abertas também 14 reclamações direta com agendamento de audiência, esse procedimento é adotado quando o órgão verifica que todos os outros meios de resolução já foram esgotados.

 Tivemos 22 atendimentos cancelados por resolução do problema por parte das empresas, antes da carta ser enviada ou por alguma inconsistência no sistema Das empresas mais reclamadas neste período, o primeiro lugar ficou com a serviços essenciais (telefonia, energia, etc) com 60% dos atendimentos e em segundo lugar Assuntos financeiros ( losango, tricard, etc) com 30%% dos atendimentos.

 Ressaltamos ainda que além dos atendimentos feitos no SINDEC, existem também os atendimentos efetuados no site www.consumidor.gov.br, que é uma ferramenta que o consumidor pode acessar de qualquer lugar, porém a maioria dos consumidores ainda recorrem ao Procon que acaba lançando TODO o procedimento no site e nesse site no ano de 2020 foram feitas 328 reclamações, lembramos que essa ferramenta é muito útil e de solução muito rápida já que o tempo médio de resposta são de até 10 (dez) dias.

 O atendimento do Procon é das 7h às 11h e das 13hs às 17hs

-Localizado na Rua. São Francisco N. 412 centro, São José do Rio Claro/MT

– Telefone 65 3386 1061/3386 1133

 


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo