São José do Rio Claro (MT), 08 de julho de 2020 - 11:41

? ºC São José do Rio Claro - MT

São José do Rio Claro

16/06/2020 13:31

Primeiro rio-clarense confirmado com Covid-19 está curado após 20 dias de isolamento

TERÇA, 16 DE JUNHO DE 2020 - POR: LUCIANE CARVALHO | FOTOS: REPRODUÇÃO WHATSAPP

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAS) comunicou na noite desta segunda-feira (15) que está curado o primeiro paciente com diagnóstico confirmado de coronavírus em São José do Rio Claro. Uma avaliação médica atestou que o homem, de 57 anos, estaria totalmente assintomático após passar 20 dias em isolamento domiciliar.

O funcionário da destilaria de álcool Libra, Valdemiro Moreira da Silva, teria dado entrada no Hospital Municipal no dia 26 de maio se queixando de sintomas parecidos com a doença. No entanto, o teste rápido teria apresentado positivo somente para dengue.

O homem, que é diabético, ficou internado até que houvesse melhora. Em seguida, ficou em observação monitorada por profissionais da Saúde e da destilaria, permanecendo em uma vila nas dependências da empresa, onde é morador. O resultado positivo para coronavírus foi emitido no dia 04 de junho e de plena recuperação após 12 dias pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen), por meio do escritório regional de Saúde de Diamantino.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária e Articuladora Municipal da Covid, Sirlei Moretti, a confirmação da cura resulta de um rígido monitoramento e colaboração do paciente.

“Recebemos com grande alegria a notícia que o senhor Valdemiro está assintomático e totalmente curado. Tão logo recebemos o diagnóstico, iniciamos os protocolos de testagem, rastreio e isolamento, tanto com a família quanto de outras pessoas com que tiveram contato, de modo que pudéssemos acompanhar caso houvesse transmissão viral. Observamos que é preciso uma atuação intersetorial e a colaboração dos pacientes para alcançarmos o êxito na cura”, ressalta. E

la destaca a resposta de prontidão que a destilaria de álcool tem adotado em ações assertivas objetivando o enfrentamento da Covid-19. A empresa Libra teria reforçado a assepsia de ambientes e transportes, monitoramento dos funcionários, exigência do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), orientações educativas e demais medidas de prevenção.

Apesar da comemoração do primeiro caso de recuperação da Covid-19, a gestora da pasta, Lilian Tavares, reforça que o momento é de reflexão e cautela, posto que haja moradores que descumprem as normativas de distanciamento social e outras restritivas.

"Flexibilidade não é normalidade. Infelizmente, identificamos um grande número de pessoas que se deslocam para entretenimento entre os municípios vizinhos que apresentem casos confirmados, além de festas e confraternizações com familiares e amigos. A situação é grave. Não devemos relaxar as medidas para não permitir que tenhamos outros casos positivos”, exorta ao concluir.

Conforme o último boletim epidemiológico nº 086/2020, divulgado na noite desta segunda-feira (15), São José do Rio Claro registrava 07 casos confirmado, sendo 01 óbito, bem como 28 casos de Síndrome Respiratória Leve sob investigação. Dos 108 casos em monitoramento, 57 pessoas que estiveram ou tiveram contato com outras de cidades com confirmações do vírus. Outras 63 tiveram alta monitorada após passarem pelo período de 14 dias de quarentena e 39 foram descartadas por exames ou removidos do sistema por incompatibilidade característica da doença.

COMISSÃO COVID

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), juntamente com o Governo Municipal e o Ministério Público (MPMT), definiu novas estratégias e normativas por meio do decreto nº 048, do dia 15 de junho de 2020, para evitar que haja a proliferação da doença na cidade.

Entre as medidas, estabelecimentos que comercializem alimentos e bebidas somente poderão funcionar mediante entrega em domicílio (Delivery) ou por retirada (Drive Thru), ficando proibido o consumo de produtos no local. Igrejas deverão realizar celebrações somente por meios virtuais e está expressamente proibida a aglomeração de pessoas em confraternizações ou reuniões, assim como outras recomendações.

fonte: https://saojosedorioclaro.org


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo