São José do Rio Claro (MT), 08 de julho de 2020 - 11:09

? ºC São José do Rio Claro - MT

São José do Rio Claro

Por: Luciane Carvalho 05/06/2020 09:02

São Jose do Rio Claro registra primeira morte por Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAS) confirmou na tarde desta quinta-feira (04) o primeiro registro de morte por Coronavírus em São José do Rio Claro (320 quilômetros a Médio-Norte de Cuiabá).

A mulher, de 73 anos, deu entrada no Hospital Municipal na noite da última sexta-feira (29) com alguns sintomas, como dores no corpo e abdominal. Não havia a suspeita inicial para Coronavírus, já que a mesma não teria apresentado febre, tosse ou falta de ar; todavia, a senhora era portadora de doença preexistente que a colocaria no grupo de risco.

Durante a internação, exames diversos foram realizados, detectando uma importante infecção urinária e glicemia descompensada (acima de 900 mg/dL, quando o normal seria entre 60 e 100). A paciente era hipertensa, cardiopata e diabética, com indicação de uso de insulina, mas se recusava a usar.

Na ocasião, a equipe realizou o protocolo de teste rápido de Covid-19, que teria resultado em negativo. Foi coletado material para um exame molecular mais detalhado pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT). No entanto, três dias após a internação, o quadro clínico evoluiu com dispneia súbita. Ela foi intubada e sofreu parada cardíaca em seguida, vindo a óbito no domingo (31/05), mas o resultado positivo foi divulgado somente na tarde desta quinta-feira (04/06).

Uma coletiva de imprensa foi marcada na noite desta quinta-feira (04) com os veículos de comunicação locais para prestar os esclarecimentos. Segundo o novo boletim epidemiológico (nº 075/2020) outros dois casos foram confirmados nesta mesma data, totalizando três confirmações contando com o óbito. De acordo com a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Lilian Tavares, o momento é de cautela absoluta.

“Enfatizamos as medidas de prevenção, alertando a população para que tome os devidos cuidados com assepsia, higienizando as mãos, utensílios e ambientes. Infelizmente, o coronavírus está presente em nossa cidade e necessitamos com urgência de cautela absoluta para evitar a proliferação viral”, exorta.

BOLETIM

Conforme o último boletim epidemiológico nº 075/2020, São José do Rio Claro registrava 15 casos de Síndrome Respiratória Leve sob investigação. Dos casos em monitoramento, 38 pessoas que estiveram ou tiveram contato com outras de cidades com confirmações do vírus. Outras 51 tiveram alta monitorada após passarem pelo período de 14 dias de quarentena, 26 foram descartados por exames ou removidos do sistema por incompatibilidade característica da doença e o primeiro óbito foi atestado laboratorialmente.

COMISSÃO COVID

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), juntamente com o Governo Municipal e o Ministério Público (MPMT), deverá definir novas estratégias e normativas por meio de decreto já nos próximos dias para evitar que haja a proliferação da doença na cidade.


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo