São José do Rio Claro (MT), 25 de janeiro de 2020 - 15:40

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São José do Rio Claro

Luciane Carvalho 16/01/2020 12:17

Procon rio-clarense aponta aumento de 50% nos atendimentos em balanço anual

O balanço anual do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) demonstra um aumento significativo no número de atendimentos na cidade de São José do Rio Claro. Com dados obtidos no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), a unidade local registrou, entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2019, um total de 2.017 reclamações, o que representa um aumento de 50% em relação ao ano de 2018.

Ainda de acordo com o levantamento do Procon rio-clarense, o Sindec expediu 1.855 solicitações reclamatórias presenciais. Já pela plataforma on-line consumidor.org.br foram 162 reclamações registradas durante o ano.

Na avaliação da Coordenadora do Procon Municipal, Maria Aparecida Santiago, a estatística comprova a crescente conscientização relacionada aos direitos dos consumidores e na atuação da entidade local.

“Essa relação de confiança da população em nosso trabalho reforça a credibilidade de nossas ações. Os consumidores estão mais conscientes e recorrem ao órgão de proteção para garantir os seus direitos. Intermediamos a comunicação com as empresas, cobrando celeridade nas respostas dos procedimentos obrigatórios”, enfatiza.

RANKING DE RECLAMAÇÕES

No Sindec, a área “Serviços Essenciais” fechou o ano com 1.225 reclamações, ocupando o primeiro lugar no ranking do atendimento presencial aparece “telefonia” que fechou o ano com 1.132. Em seguida aparece “assuntos financeiros”, com 539 reclamações.

Já pelo consumidor.gov.br, o maior número de reclamações foi sobre serviços financeiros, categoria que abrange bancos, cartões de crédito e demais instituições financeiras. Em todo o ano, foram 95 reclamações nessa categoria. Em segundo lugar, pela plataforma, aparece o serviço de telecomunicações (TVs por assinatura, internet, telefonia), com 28 registros.

PROCON MUNICIPAL

O Procon Municipal está localizado na Rua São Francisco, n° 412 – Centro de São José do Rio Claro. O horário de expediente é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Outras informações podem ser esclarecidas por meio do telefone (65) 3386-1061 ou (65) 3386-1133. As reclamações também podem ser registradas na plataforma digital www.consumidor.gov.br.


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