São José do Rio Claro (MT), 08 de julho de 2020 - 11:52

? ºC São José do Rio Claro - MT

Opinião

23/06/2020 09:34

O que você não sabe sobre o teste rápido

Há cerda de 100 dias, vivemos o mais tenebroso momento que assola a humanidade. Milhares de pessoas morrem em questões de semanas, de uma doença até então desconhecida.

Desde o começo dessa pandemia, os cientistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, correm contra o tempo para salvar o maior número de pessoas possíveis, e achatar a curva. Mas com mais de 1 milhão de infectados e mais de 50 mil mortos em três meses, isso vem se mostrando praticamente em vão.

 Passamos pelo fenômeno da Hidroxcloroquina, anti-helmínticos, lockdonw (que mesmo os experts em saúde falam ser necessário, a população ainda sim duvida), e agora estamos desesperadamente agarrados aos resultados promissores da dexametasona.

 O que isso tudo causa? Consumo desenfreado de medicações, cujo os efeitos positivos e negativos a grande maioria da população desconhece. E entre isso tudo, temos mais um que pode ser um grande vilão e que vem sendo banalizado de forma exacerbada, contribuindo ainda mais para o aumento do ciclo de contaminação. E quem ganha com isso?

Se você pensou nos laboratórios, pensou exatamente certo! Temos inúmeros laboratório com teste rápidos disponíveis, onde no primeiro espirro você, cidadão de bem corre fazer, seu resultado vem negativo e você acha que é somente uma gripe e continua levando a vida normal transmitindo Sars – Cov – 2 para seus familiares e qualquer pessoa próxima a você. Por tanto, vamos ao esclarecimento.

Toda e qualquer infecção, seja ela por vírus, bactérias ou outros microorganismo, tem um processo chamado JANELA IMUNOLÓGICA, ou seja, do exato momento em que houve a infecção, o seu organismo leva um determinado tempo para produzir anticorpos, chamados também de IgM e IgG, o teste rápido detecta exatamente esses anticorpos, que no caso da covid 19, aparece em torno do 11ª dia após o inicio dos sintomas, isso quer dizer que, se você espirra hoje e vai fazer teste rápido amanhã, logicamente o seu testa dará negativo, e você ainda sim estará com a infecção do Sars – Cov – 2.

 Por isso é importante que se você apresente sintomas da covid 19 e esse se parecer com uma gripe, fique em casa, em um quarto isolado e bem ventilado e se quiser fazer o teste, faça o RT – PCR, que detecta a carga viral no seu organismo, em caso de piora dos sintomas procure um médico, mas não faça teste rápido, você esta pondo em risco você, sua família e as demais pessoas que entrarem em contato.

Teste rápido necessita de critério de avaliação e o único profissional apto a isso é o médico.

 

 Jessica Baltas é enfermeira.


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo