São José do Rio Claro (MT), 13 de abril de 2021 - 16:35

? ºC São José do Rio Claro - MT

Geral

22/03/2021 15:40

Aprovado projeto de Lei que suspende corte de energia elétrica por 90 dias

A Assembleia aprovou em segunda votação, na sessão extraordinária desta segunda (22),  projeto de Lei  160/2021,   de autoria de lideranças partidárias, que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso por 90 dias.  Agora, a matéria segue para sanção do governador Mauro Mendes (DEM).

O presidente da Assembleia Max Russi (PSB) justifica que a medida se deve ao momento de crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. Segundo o socialista, ainda  que tenha terminado no ano passado com um saldo mais positivo do que o previsto, a crise em 2021 permanece e o desemprego atinge quase 10% da população economicamente ativa.

“Votamos favorável porque tem muita gente que precisa desse suporte nesse momento. Têm pessoas com dificuldades econômicas, dificuldades na saúde e com uma conta de energia sem condições de pagar. Então, nós propomos esse prazo de 90 dias”, explicou o presidente.

O intuito da proposta é estabelecer segurança à população mato-grossense durante a pandemia, que voltou a atingir o pico de contaminação.   No domingo (21), 46 morreram de Covid-19 e a taxa de ocupação de UTIs chegou 98,83%.

“Diante da gravidade da situação o governo do Estado e prefeituras tiveram que lançar mão de medidas restritivas para conter o avanço da pandemia em território mato-grossense. E, apesar de indiscutivelmente necessárias, tais medidas acabam por afetar o desempenho da economia, reduzindo o faturamento das empresas e, por consequência, afetando o mercado de trabalho”, diz trecho do projeto.   

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou no dia 24 de março de 2020 um pacote de medidas especiais em resposta à pandemia, incluindo a suspensão, por 90 dias, de cortes no fornecimento de energia elétrica por inadimplência para consumidores e serviços essenciais.


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo