São José do Rio Claro (MT), 22 de novembro de 2019 - 10:33

? ºC São José do Rio Claro - MT

Geral

01/11/2019 09:03

Secretaria aponta queda no número de homicídios e roubos; regionais de Nova Mutum e Guarantã tiveram aumento

A secretaria estadual de Segurança Pública divulgou, hoje, levantamento apontando reduções de 13% nos homicídios  25% nos casos de roubos e 12% de furtos, de janeiro a setembro, em comparação com o mesmo período de 2018.

Em nove meses foram registrados 600 homicídios, 88 a menos. Os registros de roubos (quando há ameaças ou violência) somaram 10.534 em 2019. No mesmo período do ano passado os registros somaram mais de 14 mil ocorrências. Os dados de furtos neste ano somam 33.093 e no mesmo período do ano passado foram 37.426.

Os crimes de roubos e furtos de veículos também apresentaram quedas. As reduções são de 13% no percentual de roubos e 3% no percentual de furto. Nesses nove meses, 1.454 veículos foram roubados, já em 2018, houve 1.678. Este ano, 1.795 veículos foram furtados, enquanto no mesmo período do ano passado foram 1845 casos.

As Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s) de Nova Mutum e Guarantã do Norte apresentaram aumento 18% e 37% nos percentuais de homicídios. Foi lançada operação integrada foi deflagrada na região de Nova Mutum, no último final de semana e terá mais duas fases em novembro.

“A secretaria vai continuar trabalhando em cima desses números planejando ações nessas regiões integradas, pontualmente em Nova Mutum e Guarantã, onde se observa que os dados ainda permanecem acima da média, para que se possa restabelecer a um padrão aceitável esses índices”, apontou o coronel PM Victor Paulo Fortes.

“Hoje a secreyaria trabalha muito essa questão da análise criminal mensalmente, observando qual região ou qual município destoa em algum tipo de índice. À medida que observamos essa variação, conseguimos atacar pontualmente através das operações integradas e ações pontuais das forças de segurança para que esses índices continuem reduzindo”, afirma.

Mato Grosso conta com 15 Risp’s, que são representados por cidades-polo – Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.


Mega Notícias

Mega Notícias tem como objetivo primeiro o de Informar com ética, isenção e profissionalismo tudo o que acontece.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo